Pela primeira vez na história, a Espanha conquista a Copa do Mundo . Na grande final do Mundial, em Johanesburgo, a Fúria bateu na prorrogação a Holanda , por 1 a 0, neste domingo.
É a maior conquista da história do futebol do pais, que há dois anos atrás, se consagrou como campeã da Europa. As duas equipes que fizeram a final da Copa tentavam vencer o estigma de sempre caírem na hora decisiva.
O primeiro tempo foi marcado por poucas chances de gol e muita violência por parte dos holandeses, que cometeram várias faltas. O jogo duro da Oranje impediu que a partida tivesse muitas emoções, mas dois lances marcaram a primeira etapa: ao devolver a bola para o time espanhol após atendimento médico de jogador, a bola foi recuada e quase traiu Casillas. Em outro lance, Mathijsen furou na hora de tentar completar cruzamento.
No segundo tempo, a partida ficou mais solta, mas ainda sem muito brilho. Robben recebeu lançamento e tentou marcar, mas a bola bateu em Casillas na hora do chute. Em outro lance, Villa quase marcou o gol para a Espanha .
A forte marcação e as chances perdidas fizeram o jogo ir para a prorrogação. A Holanda tentou o gol, foi a Fúria a ter melhores chances para abrir o placar, no entanto, parando novamente na forte marcação holandesa.
As faltas cometidas pela Laranja causaram a expulsão de Heitinga. No segundo tempo extra, o gol do título espanhol. Fabregas fez o toque para Iniesta bater na saída de Stelekenburg e anotar o gol que valeu a Copa do Mundo .
A Espanha , agora, se junta ao rol dos vencedores do Mundial, ao lado de Brasil , Itália , Alemanha , Argentina , Inglaterra , França e Uruguai
Ficha técnica:
Holanda:
Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Van Persie e Robben.
Espanha:
Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xabi Alonso (Fabregas), Busquets, Xavi e Iniesta; Villa (Torres) e Pedro (Jesus Navas).
Técnico: Bert van Marwijk. Técnico: Vicente del Bosque.
Gol: Iniesta, aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação.
Cartões amarelos: Van Persie, Van Bommel, De Jong, Van Bronckhorst, Heitinga, Robben, Van der Wiel, Mathijsen (Holanda); Puyol, Sergio Ramos, Capdevila, Iniesta, Xavi (Espanha).
Cartão vermelho: Heitinga (Holanda)